Como organizar seus CDs e DVDs



Uma coisa que gosto muito também, é de música! Alias, é difícil encontrar alguém que não goste né? Nem que seja de um só estilo, mas sempre gosta...

E por essa paixão, arrisco-me a dizer, é que tenho muitos, muitos mesmo, cds em casa. Acreditem, ainda tenho fitas e discos de vinil também.

Estamos na era do mp3 e qualquer celular, mesmo o mais baratinho, tem opção para você ouvir suas músicas em mp3 por lá. Ou seja, você armazena centenas de músicas em um cartão de memória e leva para onde quiser. Isso sem falar nos Ipods (ou similares) que são menores ainda...

Enfim, com toda essa tecnologia, meus cds/dvds estão lá abandonados e eu morrendo de dó de me desfazer deles, afinal não é de tudo que tenho "cópias" o computador, celular e afins...

Decidi que vou fazer o desapego dos meus queridos, somente quando tiver todas as músicas devidamente copiadas/baixadas em um único lugar. E como não tenho muito tempo para essa organização, esse ato vai demorar um pouco.

Enquanto isso não acontece meus bonitinhos que tem as caixas originais estão guardados em caixas específicas para eles e os que não tem as caixinhas (cds gravados avulsos, de fotos, etc...) estão guardados em porta cds.


Tenho algumas sugestões que com certeza serão úteis para a organização dos seus cds/dvds:

* Doe/Troque/Venda: Antes de organizar os títulos é legal que você dê uma olhada e separe aqueles que você ganhou/comprou e não gostou, aqueles que você não quer mais ouvir ou aqueles que você já tem cópia das músicas em outro local e se desfaça deles. Você pode doar, trocar por algum outro cd/dvd ou objeto ou até mesmo vender se você conhecer algum interessado.

* Escolha o local adequado: Agora que você já sabe o que realmente tem e vai guardar, escolha um local específico para isso. Pode ser em caixas, estojos, prateleiras, gavetas com divisórias, enfim, o que se adequar melhor ao local onde você mantem seus cds/dvs. 
Se você tem muitos cds/dvs com encarte, você pode arquivá-los em fichários e se desfazer das caixinhas, ocupa menos espaço.
Você também pode guardar os cds em locais de seu uso, como por exemplo, cds de softwares mantenha-os perto do computador, cds infantis no quarto das crianças e assim por diante.
O importante é que você sempre deixe-os em lugares protegidos de luz, umidade e poeira.

* Armazene por categorias e subcategorias: Depois que decidir o local, o ideal é que você escolha uma maneira fácil de encontrar qualquer título sem precisar olhar todos os outros, então sugiro que se você organize por estilo musical (MPB, Rock, Samba, etc...) e depois dentro das categorias, você coloque em ordem alfabética. Ou então, você simplesmente pode colocar em ordem alfabética se não tiver muitos títulos.

* Catalogue: Se você tem uma coleção muito extensa, você também pode catalogar seus títulos. Assim você evita comprar repetidos, saber onde estão guardados ou até mesmo controlar os que foram emprestados.
AQUI tem um tutorial explicando direitinho como usar o Excel para catalogar e AQUI tem vários "programas" específicos para você baixar e catalogar tudo da sua maneira.

1 comentários:

HSS disse...

Ótimas dicas. Os meus estão precisados de organização e de uma boa limpeza!
Bj

Postar um comentário